sexta-feira, 12 de julho de 2013

Comentário sobre o filme " Conflito das águas"

Em tempos de manifestações recomendo esse filme...

Costa (Luis Tosar), um cético e pragmático produtor de cinema, e Sebastián (Gael Garcia Bernal), um jovem diretor mexicano, trabalham juntos em um projeto ambicioso: filmar a chegada de Cristovão Colombo à América. Enquanto o primeiro só se importa em faturar alto com a bilheteria e reduzir os custos da produção, o segundo quer mostrar o lado tirano e ambicioso de Colombo, personagem principal do seu filme.
Filmar na Bolívia foi uma estratégia para diminuir os custos das filmagens, pois esse é um dos países mais baratos para tal fim, além de possuir grande população indígena que serviria como figurante. Porém, paralelo às filmagens, começa uma revolta popular contra a empresa fornecedora de água no país, que ademais de cobrar valores absurdos para a realidade da população local, os impede de recolher até a água da chuva. Tal revolta irá prejudicar as filmagens e levará os personagens a se questionarem sobre seu engajamento e interesse em ajudar o próximo.

O filme También la lluvia (2011), traduzido para o português como “Conflito das Águas”,  possui muitas referências históricas reais, como a revolta da “guerra d’água”, fato que ocorreu em 2002, na Bolívia, motivado pelos autos preços impostos ao fornecimento desse recurso no país por uma companhia norte-americana responsável pela distribuição de água. Além disso, se trata de uma película intercultural, na qual várias culturas se encontram e se relacionam, retomando alguns elementos da colonização espanhola na América e mostrando como tal fato impactou a vida dos bolivianos, já que a Bolívia é o local onde o enredo se passa.
Então, como vivemos um momento de reivindicações no Brasil, acho que esse filme nos faz refletir que juntos somos mais fortes, além de pensarmos se estamos realmente engajados com as causas sociais. Acredito que não adianta ficarmos no sofá esperando as coisas melhorarem se podemos ir para as ruas gritar em alto e bom som.

#vemprarua





0 comentários :

Copyright © 2014 ESTANTE DO RÊ