domingo, 10 de março de 2013

"Plata Quemada (Dinheiro Queimado)": Breve resenha sobre livro e filme


Nene, Gaucho e Cuervo são assaltantes  profissionais, e foram contratados por Malito  para assaltar um carro forte que continha uma grande quantia em dinheiro destinada ao município de San Fernando província de Buenos Aires. Após o assalto, o grupo foge para Montevidéu, capital do Uruguai, no intuito de se esconder da polícia, já que o assalto não havia saído como o planejado. Eles permanecem um tempo escondidos em uma casa para não chamar atenção e  nesse local Nene e Gaucho, que além de parceiros de crime são amantes, lutam para não enlouquecerem com essa situação e tentam retomar o relacionamento que já não é como antes.

Como li o romance em espanhol, não sei informar como estão os nomes dos personagens em português, acredito que foram traduzidos. Gostei muito desta obra, pois o livro é contado por várias vozes e em crônicas jornalísticas e se trata de uma história real. Nós não sabemos se todos os fatos acontecem como o autor e narrador (que nesse caso é a mesma pessoa), são verídicos ou ficcionais, mas a escrita de Piglia é maravilhosa e nos leva a sentir todo o horror que foi o assalto, a fuga, o período em Montevidéu, além do desfecho sensacional. O final do livro é incrível e recomendo a todos que se interessam por romance policial (lembrando que se trata de um romance bem diferente do normal).

Adaptação para o cinema


O filme é focado basicamente no relacionamento amoroso entre Nene e Gaucho e demora um pouco até o expectador se acostumar com  a trama, mas segue o modelo clássico de Hollywood.
Gostei da tradução para o cinema e recomendo.

Breve Biografia do autor

Acredito que a maioria dos brasileiros não conhece esse autor, então fiz um resumo da sua biografia.


Ricardo Emilio Piglia, argentino, nascido em 1941. Seu primeiro livro La Invasión (1967), conquistou o premio Casa das Américas e o transformou em um dos grandes nomes da literatura de seu país. Seu segundo livro, Respiración Artificial (1980), foi considerado um dos dez mais importantes já publicados na Argentina. Sua narrativa é considerada metaficcional por possuir inovações nas formas do seu texto sem perder a essência do romance (o que aconteceu com Plata Quemada).  




Ficha técnica do filme                                           

Título original: Plata quemada
Direção: Marcelo Piñeyro
País: Espanha, Argentina, Uruguai
Ano: 2000
Duração: 125 min.
Gênero: Criminal, Drama, Romance, Thriller 

Livro

Dinheiro Queimado
Autor: Piglia, Ricardo
Editora: Companhia das Letras

Compre pelo blog (Saraiva)


1 comentários :

Anônimo disse...

Não conhecia esse. Parece bom.

Copyright © 2014 ESTANTE DO RÊ