segunda-feira, 30 de abril de 2012

Resenha do livro "Luzia-Homem"

Em Luzia-Homem temos uma mulher, filha única, que para sustentar sua mãe, uma idosa muito doente, precisa trabalhar e o único emprego que lhe foi disponibilizado no momento era na construção da cadeia de sua cidade, a mesma o aceita, e acaba surpreendendo a todos por sua força física considerada superior  a de todos os homem.
Luzia era uma mulher forte, bonita, mas com força e traços masculinos. Durante toda a narrativa vemos uma mulher que apenas pensa no trabalho e em sua mãe.
A primeira descrição que temos sobre ela no romance é a seguinte:
Descrição do Francês Paul ao ver Luzia pela primeira vez: “Passou por mim uma mulher extraordinária, carregando uma parede na cabeça.” (Pg. 3)
O próprio narrador a descreve como uma mulher incrível com músculos de aço.
“Em plena florescência de mocidade e saúde, a extraordinária mulher, que tanto impressionara o francês Paul, encobria os músculos de aço sob as formas esbeltas e graciosas das morenas moças do sertão. Trazia a cabeça sempre velada por um manto de algodãozinho, cujas ourelas prendia aos alvos dentes, como se, por um requinte de casquilhice, cuidasse com meticuloso interesse de preservar o rosto dos raios do sol e da poeira corrosiva, a evolar-se em nuvens espessas do solo adusto, donde ao tênue borrifo de chuvas fecundantes, surgiam, por encanto, alfombras de relva virente e flores odorosas. Pouco expansiva, sempre em tímido recato, vivia só, afastada dos grupos de consortes de infortúnio, e quase não conversava com as companheiras de trabalho, cumprindo, com inalterável calma, a sua tarefa diária, que excedia à vulgar, para fazer jus à dobrada ração.”
Pelo seu caráter reservado a personagem também é considerada por moças e rapazes como uma mulher soberba, o que não faz jus a sua personalidade.
Luzia também era desejada pelos homens, o mais apaixonado, uma amigo que a ajuda de todas as formas, nunca teve seu amor correspondido e até chega a ser preso, já que o policial que também era apaixonado por essa mulher, não queria concorrência.
Enfim, um livro muito bom, que toca em questões de gênero e sociais que até hoje são tabu em nossa sociedade, e o final é surpreendente.



Autor: DOMINGOS OLÍMPIO
Origem: Nacional


Download gratuito : http://www.superdownloads.com.br/download/51/luzia-homem-domingos-olimpio/




2 comentários :

Anônimo disse...

Luzía é um clássico da literatura, pouco explorado no nosso nordeste

Anônimo disse...

vc poderia postar outros clássicos?

Copyright © 2014 ESTANTE DO RÊ